You Are Here: Home - Tecmundo - Olho biônico que corrige visão pode sair em 2013 [vídeo]

Protótipo de microchip com eletrodos pode ajudar pacientes com retinite pigmentosa.



Cirurgias que façam com que pacientes cegos ou com graus elevados de problemas oftalmológicos enxerguem normalmente é um sonho antigo da medicina – e a robótica pode ser a parceira perfeita para que ele finalmente seja realizado, mesmo que lentamente. A novidade da vez é um protótipo de olho biônico que pode começar a ser usado já no ano que vem.

Trata-se de um implante que, por enquanto, deve servir principalmente para quem sofre de retinite pigmentosa, uma anomalia genética que causa a perda gradual da visão e problemas na percepção das cores.

O funcionamento é um pouco complexo e começa fora do implante: uma câmera captura as imagens e as transmite para uma unidade de processamento externo, como um smartphone. A partir daí, um receptor transmite as imagens para a retina biônica, que se comunica com o cérebro para, enfim, formar a projeção em seu olho.

Projetado há dez anos pela Bionic Vision Australia, o chip neuroestimulante que controla todo o sistema é um dos mais complexos já desenvolvidos. Dentro da estrutura de menos de 4 mm, estão 98 eletrodos que estimulam a retina do paciente para que sua visão seja melhorada.

Fonte: Techworld

Via Tecmundo
Tags: Tecmundo

0 comentários

Leave a Reply

Template desenvolvido por The Simplex Design e modificado por It's Rock © 2012

Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários