You Are Here: Home - Noticias , POP - Projeto Morpheus é a mais nova aposta lunar da NASA



O Projeto Morpheus da soberana NASA é uma ambiciosa iniciativa de tentar enviar um robô à Lua em menos de 1.000 dias, driblando o máximo de burocracia possível para tanto.
Isto tudo começou com o gestor do projeto, Matt Ondler, tentando convencer a NASA de sua viabilidade. 


Completamente convencido na capacidade desta ideia, Matt chegou a dizer fervorosamente em um blog coisas como “Continuaremos a fazer com que as trevas recuem até elas acorrentarem as portas e tomarem nossas serras”, isto nos idos de julho de 2010.

Desde então, a NASA acomodou o projeto e o desenvolveu sob a premissa da criação de um veículo espacial. Este transportaria um robô (ou qualquer outra coisa) até a superfície lunar. E a apenas dois dias atras, o Morpheus realizou testes de lançamento utilizando seu mais novo motor (confira o vídeo ao final da matéria).

Este teria sido o quinto teste, sendo o primeiro da versão 1.5 do Morpheus com seu novo motor. A nave esta sendo projetada para ser totalmente autônoma, contando ainda com sistema de navegação e controles à bordo. Terá a capacidade de transportar até 500 kg de carga até a superfície lunar. Sobretudo, esta sendo prevista para conseguir realizar praticamente toda a viagem automaticamente – o que inclui ainda todos os procedimentos de pouso.

Até mais econômica a morphética nave será, dispensando o caro hidrogênio líquido e utilizando o muito mais barato metano como combustível. O metano, inclusive, poderá ser extraído do gelo lunar pela própria nave, reabastecendo-a.

No entanto, ainda não há data prevista para a conclusão do projeto. Melhor correrem se não quiserem estourar os 1.000 dias.


Fonte: http://spectrum.ieee.org/automaton/aerospace/robotic-exploration/project-morpheus-still-shooting-for-the-moon

Via POP
Tags: Noticias , POP

0 comentários

Leave a Reply

Template desenvolvido por The Simplex Design e modificado por It's Rock © 2012

Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários