You Are Here: Home - Tecnologia , Terra - Panasonic anuncia 30 modelos de câmeras Lumix para 2012



Lumix DMC-ZS20 tem tela tátil inteligente que permite fazer foco, zoom e disparar a máquina
Foto: Panasonic/Divulgação

Emily Canto Nunes
Direto de Cancún, México

A Panasonic anunciou nesta quarta-feira no Seminário Digital Lumix-Camcorder, realizado em Cancún, no México, 30 novas câmeras compactas da linha Lumix. Dentre as novidades dos modelos apresentados, que atualizam algumas máquinas que estão no mercado desde o ano passado, está o HDR inteligente (High Dynamic Range), método de captura que faz uso de três imagens e as renderiza criando uma única imagem em ambientes de contra-luz (praias, por exemplo), e que está atrelado à função já existente nas máquinas Panasonic, chamado Modo Ai (automático inteligente).



Outra melhoria dos lançamentos é o acréscimo de mais efeitos ao painel criativo (Creative Control/Creative Retouch), que nada mais são do que filtros similares aos encontrados em aplicativos para smartphones, como o Instagram, e que podem ser aplicados antes ou depois da foto ser feita. Uma terceira novidade na linha da Panasonic é o modo Panorâmico (fotos em 180º ou 360°) integrado às câmeras (antes era necessário um software) e, por fim, uma porta USB cujo cabo permite carregar a câmera conectada a um computador ou a um plug de tomadas, como já possuem vários modelos de smartphones.

Executivo global de produtos voltados ao consumidor, Koh Watanabe, responsável pela apresentação dos modelos nesta quarta-feira, deixou claro que as novas investidas da Panasonic têm por objetivo recuperar o espaço que as compactas vêm perdendo para os smartphones. Segundo ele, a empresa japonesa está ciente de que o mercado de câmeras compactas está em declínio e que é preciso inovar para que elas mantenham seu lugar.

Além das quatro melhorias destacadas por Watanabe no início da apresentação, ele chamou a atenção para a função GPS, que agora oferece ao usuário um mapa que mostra onde a foto foi tirada, e não apenas o nome da localidade como anteriormente. As novas câmeras da Panasonic, que devem começar a chegar aos mercados latino-americanos em março - Brasil inclusive -, pretendem atingir uma gama bastante variada de consumidores, que vão desde o usuário comum, que usa sua máquina no dia-a-dia, até aquele que procura uma câmera compacta para levar em viagens, à prova d'água ou à prova de queda, por exemplo, até máquinas que ofereçam mais zoom, seja ele óptico ou inteligente.

ZS20 e TS4
Dentre tantos modelos, Watanabe destacou dois que devem chegar ao Brasil. A Lumix DMC-ZS20 (TZ30), que conta com um sistema de lentes LEICA DC VARIO-ELMAR, lente ultra grande-angular de 24 mm (equivalente de câmara de 35mm: 24-480mm), zoom óptico de até 20x, podendo chegar até 40x com a função de Zoom Inteligente da Panasonic. A ZS20 traz ainda incluído o novo sensor MOS de Alta Sensibilidade de 14.1 megapixeles e um processador de imagens Venus Engine. A câmera grava em Full-HD 1,920 x 1,080 60p (NTSC) / 50p (PAL) em formato AVCHD Progressive e tem capacidade de disparos de alta velocidade de 10 quadros/segundo.

Além do HDR, a ZS20 traz o Modo Ai (automático inteligente) com estabilizador óptico POWER O.I.S. com Modo Ativo, autofoco, controle de ISO, reconhecimento de rostos, seletor de cenas, tomadas noturnas com a câmera na mão, antidesfoque, entre outras funcionalidades para melhor fotografar. A ZS20 é equipada com tela LCD tátil inteligente de 3 polegadas e 460 mil pontos que permite ao usuário fazer o foco, o zoom e disparar a máquina com apenas alguns toques na tela.

Outro destaque, de acordo com o executivo, é a câmera DMC-TS4 especialmente desenvolvida para uso exterior. A máquina funciona mesmo na água, a 12m de profundidade, resiste a quedas de até 2 m, enfrenta frios de até -10°C e é à prova de partículas de pó. Com GPS integrado, tem mais de um milhão de lugares registrados, bússola, altímetro e barômetro.

Com sistema de lentes LEICA DC VARIO-ELMAR, possui sensor CCD de alta velocidade de 12.1 megapixels e processamento de imagens LSI Venus Engine. A DMC-TS4 (FT4) grava vídeos em Full HD 1,920 x 1,080 em AVCHD/MP4. Mesmo sendo uma câmera voltada para os viajantes, a TS4 tem o efeito miniatura, panorâmico e até a função retoque automático, que permite ao usuário corrigir imperfeições de um retrato.

(A jornalista participa do evento a convite da Panasonic.)
vi no Terra.
Tags: Tecnologia , Terra

0 comentários

Leave a Reply

Template desenvolvido por The Simplex Design e modificado por It's Rock © 2012

Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários