You Are Here: Home - Noticias - O novo perfil do profissional de TI

Atualmente o profissional de TI pode vislumbrar o desenvolvimento de sua carreira em três grandes áreas: técnica, atuando na área de programação; desenvolvimento e análise de sistemas; estratégica, gerenciando o departamento de tecnologia em uma grande empresa; ou um misto das duas, ao criar seu próprio empreendimento usando a tecnologia. Seja qual for o caminho escolhido, ele precisará desenvolver duas habilidades até então não solicitadas na profissão: capacidade de adaptação e autodesenvolvimento.

Mais do que gerenciar projetos ou implementar serviços de tecnologia da informação, o novo profissional de TI precisa identificar oportunidades para a aplicação das novas ferramentas tecnológicas, além de administrar equipes e interagir com outras áreas de negócio. Por isso, deve buscar conhecimentos em gestão e desenvolver habilidades pessoais, como: aptidão para trabalhar em grupo e estabelecer relacionamentos, jogo de cintura e proatividade.

O profissional que pretende desenvolver sua carreira na área gerencial precisa desenvolver uma ampla visão sobre a empresa em que atua, para conseguir transformar o departamento de TI em uma área estratégica, gerando resultados para sua organização. Por isso, é importante capacitar-se em negócios, estratégias, sistemas e tecnologias, para planejar, controlar, simular cenários e administrar recursos.

Quem quer progredir na carreira com uma atuação mais técnica tem de aprofundar-se em linguagens de programação atualizadas, novos métodos para desenvolvimento de soluções e construção de aplicativos, de modo a criar um diferencial competitivo que o torne imprescindível para que seu departamento faça frente às transformações constantes e inerentes à área de TI.

Para os interessados em construir seu próprio empreendimento, a capacitação para criação de valor em negócios 2.0 é imprescindível. Isso inclui: desenvolver habilidades para avaliar oportunidades, dimensionar mercado, conseguir financiamento e capital de risco, construir times, conhecer as implicações legais e aprender a lidar com o crescimento (ou não) de seu empreendimento.

Não importa o caminho escolhido, o importante é investir no desenvolvimento de suas competências para aproveitar todas as oportunidades que surgem para os mais capacitados. Para isso, cursos de diversos níveis estão disponíveis, como MBAs na área de TI e Gestão. Veja algumas opções aqui, informe-se e comece agora a desenvolver suas habilidades e competências para o caminho que você escolher.

Tags: Noticias

0 comentários

Leave a Reply

Template desenvolvido por The Simplex Design e modificado por It's Rock © 2012

Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários