You Are Here: Home - Governo , Smartphones , Tablets , Terra - Ministro: smartphones terão mesmos benefícios que tablets e PCs

Ministro Paulo Bernardo falou a jornalistas durante a Campus Party
Foto: Mauro Horita/Terra


RAFAEL MAIA
Direto de São Paulo
O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que, em 2012, os smartphones terão os mesmos benefícios de custo concedidos aos computadores pessoais (PCs) e aos tablete de acordo com a Lei do Bem. Bernardo falou a um grupo de jornalistas e para o Terra nesta terça-feira, na Campus Party Brasil.

"Quanto ao projeto, não temos oposição (no governo)", afirmou o ministro, sinalizando que o adiantamento da aprovação se deve a questões ficais, já que para cortar taxas de um lado, é necessário compensar de outra maneira. "Devemos retomar o projeto", declarou Bernardo, complementando que, no entanto, não há previsão de quando isso acontecerá.
No momento em que o assunto são os preços dos tablets, que, até o momento, não tiveram a redução de preço conforme prometido, o Ministro aponta um problema estrutural. "De fato não obtivemos a redução, mas talvez porque as empresas que vão produzir no Brasil, entre elas a Foxconn e a Motorola, ainda não se prepararam, mas confirmaram os investimentos", afirmou, ao completar que as conversas continuam ativamente e sugeriu que este "problema" seja solucionado em conjunto com o abarcamento dos smartphones pela Lei do Bem.
Ainda sobre os assuntos que se referem a leis brasileiras, Bernardo se mostrou cauteloso sobre o Marco Civil - uma tentativa de regular as atividades digitais no Brasil - ao afirmar que, embora reconheça a importância do projeto, ele entende que o Estado ainda está em um estágio incipiente da discussão. "(O Marco Civil) não pode ser aprovado da noite para o dia. O Governo está dando tempo para o Congresso debater. Ele precisa de maturação", concluiu.
Sopa, ACTA e a produção de videogames no Brasil
No que diz respeito às polêmicas leis que pretendem regular a distribuição de conteúdo audiovisual em meios virtuais e proteger a propriedade intelectual, o Ministro afirmou que é preciso encontrar um equilíbrio em que ambas as partes não saiam em prejuízo "Acho que não se tem que abrir muito, não, mas temos que estimular que os artistas compartilhem mais. Eles também não podem sair perdendo", disse.
Aliás, quando o tópico é estímulo, esta também é a posição de Bernardo sobre a produção de consoles e de softwares de videogames no Brasil. "Estamos tentando achar uma forma de estimular a produção no País. A economia dos games representa um negócio imenso. Se não conseguirmos, vamos tentar incentivar tremendamente a produção de softwares nacionais", encerrou, apontando que, na verdade, a dificuldade atual é a negociação com as empresas.
Campus Party 2012
A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.
Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local, a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.
A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.
Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.
vi no Terra.

0 comentários

Leave a Reply

Template desenvolvido por The Simplex Design e modificado por It's Rock © 2012

Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários